Translate

domingo, 29 de abril de 2012

Parecem uvas!



  • Nome Científico: Muscari armeniacum
  • Sinonímia: Muscari colchicum
  • Nome Popular: Jacinto-uva
  • Família: Hyacinthaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Europa e Ásia
  • Ciclo de Vida: Perene
O jacinto-uva é uma planta herbácea e bulbosa, originária da região do mediterrâneo. Suas folhas são basais, longas, lineares ou achatadas, carnosas e suculentas. As inflorescências são cônicas, eretas, formadas por numerosas flores esféricas, de coloração azul arroxeada, com perfume parecido com almíscar. É fácil entender porque o jacinto-uva tem este nome popular, já que suas belas inflorescências guardam incrível semelhança com cachos de uvas. A floração ocorre na primavera.
O jacinto-uva tem porte baixo, cerca de 15 a 25 cm de altura. Ele é bastante rústico e fácil de cultivar, sendo indicado para jardineiros iniciantes. No paisagismo, presta-se para a formação de maciços e bordaduras, e são muito apreciados sob a sombra difusa de árvores e arbustos. É bastante apropriado para jardins rochosos ou em vasos. Utilizado também como flor-de-corte. As principais variedades são 'Blue Spike', 'Heavenly Blue', 'Saphire' (flores mais duráveis), 'Album' (flores brancas), 'Carneum' (flores róseas) e 'Caeruleum'.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente no período vegetativo. Assim como muitas outras plantas bulbosas, o jacinto-uva necessita de um período de frio para que possa florescer na primavera. No verão, após o amarelecimento completo das folhas, os bulbos podem ser removidos do solo, limpos e guardados em local seco, fresco e arejado. Aprecia clima mediterrâneo, temperado, subtropical e tropical de altitude. Para florações intensas, indica-se o replantio e adubações bienais. Multiplica-se facilmente por separação dos bulbos que se formam ao redor da planta mãe e por sementes.

Hoje no meu jardim! 29.04.2012







quarta-feira, 25 de abril de 2012

Inverno 2012 em Scuol, Suiça







Um dois Invernos com mais neve dos últimos anos...

Primeira flor da Primavera




" O Crocus ou Açafrão é uma planta herbácea bolbosa que possui cormos como órgãos de reserva subterrâneos. Existem mais de 80 espécies e centenas de híbridos e cultivares.
É uma planta de porte muito pequeno, com alturas entre os 10-25cm formando tufos. Por vezes nascem primeiro as flores e só depois as pequenas folhas parecidas com as gramíneas. As folhas são estreitas e lineares, de cor verde-claro e brilhante, com nervura central saliente e prateada.
As flores de Crocus ou Açafrão são em forma de copo, hermafroditas, surgem num longo pedúnculo, são perfumadas e podem apresentar várias cores e tons intensos desde o amarelo, branco, azul, creme, rosa, com riscas, etc.
Um cormo pode produzir entre uma a cinco flores dependendo da variedade. Muito apreciada por anunciar a Primavera, alguns Crocus prolongam a estação até ao Outono, florindo em algumas regiões no Inverno.
O açafrão, especiaria muito conhecida, provém de uma espécie de Crocus o Crocus sativus. Para se obter 1kg de açafrão, são necessárias 150.000 flores, sendo retirado a partir dos estigmas das mesmas. "